quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Visão geral da rede de computador


Redes de computadores ou de comunicação de dados é a parte mais importante da tecnologia da informação. Hoje todas as empresas no mundo necessita de uma rede de computador para o bom funcionamento, de forma flexível, comunicação instantânea e acesso a dados. Imaginem se não há comunicação em rede nas universidades, hospitais, organizações multinacionais e institutos de educação, então, como são difíceis de se comunicar uns com os outros. Neste artigo, você vai aprender a visão geral básica de uma rede de computadores. O público-alvo deste artigo são as pessoas que querem saber sobre o sistema de comunicação de rede, padrões de rede e tipos.

Uma rede de computadores é composta de dispositivos de conectividade e componentes. Para compartilhar dados e recursos entre dois ou mais computadores é conhecido como networking. Existem tipos diferentes de uma rede de computadores, como LAN, MAN, WAN e rede sem fio. Os dispositivos-chave envolvidos que fazem a infra-estrutura de uma rede de computadores são Hub, Switch, Roteador, Modem, ponto de acesso, cartão de LAN e cabos de rede.

LAN significa rede de área local e uma rede em uma sala, em um prédio ou uma rede mais pequena distância é conhecida como uma LAN. MAN significa rede de área metropolitana, que abrange o trabalho em rede entre dois escritórios dentro da cidade. WAN significa rede de área ampla e abrange também a criação de redes entre dois ou mais computadores entre duas cidades, dois países ou dois continentes.

Existem diferentes topologias de uma rede de computadores. Uma topologia define o layout físico ou um projeto de uma rede. Essas topologias são topologia em estrela, topologia de barramento, topologia mesh, estrela de ônibus etc topologia Em uma topologia em estrela cada computador em uma rede está diretamente ligada a um dispositivo centralizado conhecido como hub ou switch. Se qualquer computador fica problemático em topologia em estrela, então não afeta os outros computadores em uma rede.

Existem diferentes padrões e dispositivos em rede de computadores. O padrão mais comumente utilizado para uma rede de área local é Ethernet. Dispositivos-chave em uma rede de computadores são hub, switch, roteador, modem e etc ponto de acesso Um roteador é usado para conectar dois lógica e física de redes diferentes. Toda a comunicação na Internet é baseada no roteador. Hub / Switch é utilizado para conectar os computadores em rede local.

Esperemos que, neste artigo você pode ter aprendido que o que é uma rede de computadores é, o quanto é importante em nossas vidas, que são dispositivos de rede diferentes, padrões, topologias e tipos de comunicação....

Nenhum comentário:

Postar um comentário