domingo, 11 de novembro de 2012

Como funciona Computadores


HARDWARE noções básicas de computador

Microprocessador:

O microprocessador é o cérebro de qualquer computador. Ele controla todas as atividades dentro do computador. Basicamente ele executa dois tipos de operações - aritmética e operação lógica (internamente), ler e escrever (externamente). Leitura / gravação de operações são realizadas em dois tipos de dispositivos - I / O e dispositivos de memória. Ele usa o "barramento de endereços" para selecionar qualquer "local" destes dispositivos, envia uma leitura / gravação de sinal sobre o "barramento de controle" e, em seguida, a informação sobre o "barramento de dados".

DISPOSITIVOS DE MEMÓRIA:

A CPU armazena toda a informação na memória do computador. Existem dois tipos de memória RAM e ROM -

RAM (Random Access Memory):

Este tipo volátil é um dispositivo de leitura e gravação de memória. Esta perde seu conteúdo quando a energia é desligada.

Os tipos de RAM são

· DRAM (Dynamic RAM) - é similar a um capacitor, pois ele tende a perder o seu conteúdo e, portanto, precisa ser atualizada. Esta é a RAM do computador.

· SRAM (Static RAM) - É mais rápido do que o DRAM e não necessita ser atualizada. Isto é caro e, portanto, apenas uma quantidade limitada é usado como memória cache no computador.

ROM (Memória só leitura):

ROM pode ser programada usando um programador e, em seguida, ele age como um "somente leitura" do dispositivo. Este dispositivo é usado como o livro de texto para a CPU do computador e é chamado ROM BIOS. Ele armazena todas as informações básicas de programação, os dispositivos presentes no interior do sistema, bem como o POST (Power On Self Test) seqüência. AMIBIOS e BIOS prêmio são de ROM BIOS mais comuns.

Os tipos de ROM são

· PROM (Programmable Read Only Memory)

· EPROM (Erasable Programmable & Read Only Memory)

· Flash ROM

· EEPROM (Electrically EPROM)

· EAPROM (ROM eletricamente Alterable)

Dispositivos de I / O:

Para além de dispositivos de memória passivos, há determinados controladores no sistema, que assistem a CPU na realização de diversas operações. Estes são referidos como dispositivos I / O. Estes dispositivos incluem controlador de interrupção, Timer, Portas, DMA Controller, controlador de disquete Drive, CRT Controlador etc

ÔNIBUS e slots de expansão:

Estes são os meios pelos quais a comunicação entre vários dispositivos do computador ocorre e os tipos são como mencionados abaixo.

ISA (Industry Standard Architecture):

Barramento ISA consiste de um barramento de endereços de 24 bits e de 16 bits de barramento de dados. ISA pode suportar velocidade de clock de 8MHz.

MCA BUS (Micro Channel Architecture):

MCA ônibus está disponível tanto em 16 bits ou 32 bits versões. Ele foi desenvolvido em uma nova linha de computadores chamado de PS / 2 (sistema pessoal 2). A velocidade de clock é um pouco mais rápido (10MHZ em vez de 8MHZ).

EISA ÔNIBUS:

EISA tem um endereço de 32 bits e barramento de dados e velocidade de 10MHZ CLK.

VL BUS BUS / VESA LOCAL:

É um bus de 32 bits que foi posicionada local para o CPU e daí o seu nome. Por isso, pode suportar velocidades de barramento de alta (a da CPU).

PCI BUS:

PCI tem muitas vantagens sobre outros tipos de ônibus. Em primeiro lugar, suporta 64 bit e os caminhos de dados de 32 bits. Assim, ela pode ser usada tanto para 486 e sistemas baseados Pentium. PCI pode executar até 33MHZ velocidade e tem a vantagem de estar isolado do CPU. A Intel desenvolveu esse ônibus.

PCMCIA: (PC Memory Card International Association):

O PCMCIA foi projetado para expandir a memória em computadores pequenos e manipulados. Largura PCMICIA de ônibus é de apenas 16 bits, mas uma versão de 32-bit está a caminho. Existem três tipos de cartões a saber

· Tipo 1 (3,3 m de espessura) - usado para cartão de memória.

· Tipo 2 (5 mm de espessura) - usado para o modem e adaptador LAN.

· Tipo 3 (10,5 mm0 de espessura) - usado para aplicações mais comuns, como placas de PC de disco rígido.

Adicionar em cartões:

Estes são os cartões plugados para o quadro principal, a placa-mãe (a que abriga a Bios CPU e RAM / ROM). Cada um executa funções específicas de interface da placa-mãe para dispositivos periféricos como mouse, monitor etc Alguns Extras são discutidas abaixo.

Adaptador de visualização:

Estes interface de placa-mãe com o monitor e há vários tipos de cartões. As variações são em resolução, não. De cores suportadas e velocidade.

CGA (Color Graphics Adapter)

640 x 200 pixels

MDA (Mono Display Adapter):

80 caracteres largos 25 longas filas

EGA (Enhanced Graphics Adapter):

640 X 350 modo

VGA (Video Graphics Adapter):

Versões avançadas de SVGA / TVGA que começar a partir de uma resolução de 640 X 480 pixels

AGP (Accelerated Graphics Port):

Introduzido nos sistemas Celeron / P II com base, este atende às exigentes aplicações multimédia com sua alta performance.

IDE CARD I / O:

Suporta as seguintes funções.

PORTA SERIAL:

Comunicação externa ao computador é feita em série (bit após bit) através desta porta. Ele é usado para conectar dispositivos de comunicação como mouse, modem, etc

Porta paralela:

8 Bit transferência de dados ocorre entre o computador e um dispositivo externo. Ele é tipicamente usado para conectar uma impressora.

PORT JOGO:

Ele é usado para conectar um joystick para jogar.

Interface IDE (Integrated / Intelligent Drive Electronics): Esta interface é usado para se comunicar com discos rígidos IDE.

Controlador de disquete:

A FDC pode suportar até duas unidades de disco flexível. O FDC é ligado ao barramento do sistema e para o controlador de DMA. Ele executa a transferência de dados no modo DMA.

Placa de Som:

Este é o cartão que adiciona efeitos de áudio para o computador através de interface com microfone e alto-falante. Isto é usado em computadores multimídia.

Periféricos:

Drives de disquetes:

1,44 MB e 1,2 MB são dois tipos de unidades de disquete populares.

Unidades de disco rígido:

ST 506 & ESDI são tipos antigos. Discos rígidos IDE são populares porque o seu preço em relação ao desempenho é muito bom. Para um desempenho muito elevado, SCSI (Small Computer Interface de Sistemas) é a opção ideal, se o preço não é um critério.

DRIVES CDROM:

CDROM é usado em um sistema multimídia, pois ele pode suportar todos os tipos de CD ROMs - seja ele de dados CD, CD de áudio, CD de vídeo. Ela tem a grande vantagem de armazenar cerca de 650 MB de dados num único CD.

TECLADO:

Teclado traduz as teclas digitadas em letras ou números. Estas cartas são interpretados ea CPU do computador executa comandos dependendo do que foi enviado. Variações em termos de XT / AT, não. de chaves, o tipo de chaves usadas podem ser observadas.

RATO:

Para interagir com as imagens (ícones), um dispositivo apontador especial foi introduzido no mundo da informática. Este dispositivo é conhecido como o rato e é ligada à porta de série.

O rato contém uma bola redonda que entra em contacto com os dois rolos, um para o eixo X (horizontal) e um para a Y-eixo (vertical). Mover o rato leva a bola a rolar, e a bola, a qual está em contacto com os dois rolos, faz com que girem. Isto é usado para mover clicando nos botões do rato faz a cabeça do ponteiro na tela e seleção.

Scanners:

Além de teclados e dispositivos apontadores, há um outro método muito comum de obtenção de dados para o computador. Um scanner é usado para digitalizar uma imagem (digamos, de uma foto) e edição pode ser feito através de um software adequado.

Monitores:

O monitor recebe os sinais de vídeo da placa de vídeo do computador e exibe as informações de vídeo como pixels (elementos de imagem) na tela do monitor. Uma variedade de monitores que vão desde CGA mono para SVGA estão disponíveis para os usuários a escolher (embora o primeiro é totalmente obsoleto).

Instalação de configuração:

Este é o lugar onde nós definimos a configuração do sistema. Isto é feito apenas quando o sistema é montado e configurado pela primeira vez, ou quando não é actualizado. (Alguém pode entrar no SETUP pressionando "Del" como o sistema é ligado). BIOS opções diferentes "de apoio diferentes mas as mais essenciais, que são encontrados em todos os sistemas, estão listados abaixo.

DATA E HORA: exibe a data e hora correta. Ele tem de ser definido quando o sistema é instalado pela primeira vez.

TIPO FLEXÍVEL:

Para definir os drives de disquete conectados (1,2 MB ou 1,44 MB).

Tipo de disco rígido: Para selecionar o tipo de disco rígido (primária ou secundária)

Tipo de Mostrador: Seu selecionar os tipos de adaptador de vídeo usado para o monitor do sistema.

Cache ENABLE / DISABLE:

Esta categoria acelera o acesso à memória. (Valor padrão: Ativar) e define a presença ou ausência de memória cache.

Quick Power ON AUTO TESTE: Seus acelera o Power On Self Test depois de ligar o computador.

CONFIGURAÇÃO SENHA: Isso permite que você defina a senha do sistema.

Gerenciamento de energia: Esta categoria permite que você selecione o tipo (ou grau) de economia de energia.

CARREGANDO valores padrão:

Há muitos parâmetros que precisam ser definidos na configuração CMOS, e uma não pode querer fazer isso manualmente. Esta opção carrega determinados valores padrão, armazenados na ROM BIOS, que foram definidos pelo fabricante para o desempenho ideal do sistema.

ENABLE / DISABLE ON funções de administração:

Para habilitar / desabilitar certas funções a bordo, como disquete, etc Controle (Isso se aplica somente a mãe integradas onde a acrescentar sobre as funções são integradas na própria placa-mãe).

CARACTERÍSTICAS PNP: Esta categoria é usada para configurar os slots de barramento PCI.

Detecção automática IDE: permite detectar os discos rígidos IDE automaticamente.

ECONOMIA & EXITING:

Isso permite que você salve o novo valor de configuração na memória CMOS e continuar com o processo de inicialização.

POST (Power On Self Test):

Este firmware POST é armazenado em ROM na placa-mãe. Este post é uma série de um programa simples para testar e pegar falhas em diferentes componentes e circuitos. Ele testa o microprocessador, controlador de interrupção, PPI, controlador DMA, ROM, RAM, controladores de periféricos etc

Sintomas:

Em caso de detecção de erros durante o POST, indicações como bips de erro / mensagens de erro ajuda a solucionar problemas.

SPEAKER:

Com a ajuda de bips de erro alto-falante, que pode solucionar falhas. Cada falha faz com que o alto-falante para emitir diferentes padrões de sinais sonoros.

MOSTRADAS mensagens de erro:

Quando o sistema é ligado, a mensagem de erro será exibida na tela (falha de disco flexível), se a placa de vídeo é funcional.

CARTÕES DE DIAGNÓSTICO:

O suplemento avançado de diagnóstico no cartão de captura detalhes sequência POST e exibe um código hexa que pode ser utilizado para o diagnóstico em profundidade e precisa de um problema POST.

DRIVES CDROM:

Um computador da unidade de CD-ROM utiliza pequenos, intercambiáveis, de plástico revestido de discos a partir do qual os dados são recuperados usando um feixe de laser, bem como CD de música. E, como um CD de música, um computador CD-ROM armazena grandes quantidades de informação. Isto é conseguido usando a luz para gravar os dados de uma forma que é mais denso do que a leitura relativamente desajeitadas magnético / escrita lidera uma unidade convencional deve gerenciar.

A unidade é controlada por um software em seu PC que envia instruções para o circuito controlador que é tanto uma parte da placa-mãe de computadores ou em uma placa separada instalada em um slot de expansão.

Como uma unidade de CD_ROM funciona?
· Um motor varia constantemente a taxa em que CD-ROM disco gira de modo a que, independentemente de onde um componente, chamado DETECTOR, está localizado em relação ao raio do disco, a porção do disco imediatamente acima do detector está sempre na mesma velocidade.

· O laser projecta um feixe de luz concentrado que é ainda mais concentrado por uma bobina de focagem.

· O feixe de laser penetra uma camada protectora de plástico e golpeia uma camada reflectora que se parece com uma folha de alumínio na parte inferior do disco.

· A superfície dos suplentes camada reflexiva entre terras e poços. Terras são áreas de superfície plana; poços são depressão pequena na camada reflexiva. estes superfície são registro do 1s e 0s usados ​​para armazenar dados.

· As luzes que golpeia um poço espalhados. Mas a luz que atinge a terra é refletida diretamente de volta ao detector, onde passa através de um prisma que desvia feixe de laser para um díodo de detecção.

· Cada pulso de luz que atinge o diodo de luz com sensor gera um pequenas tensões elétricas. Estas tensões são comparados com um circuito de tempo para gerar um fluxo de 1s e 0s que possam compreender....

Nenhum comentário:

Postar um comentário