quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Protecção de Dados Em Computadores


Vamos primeiro entender o que é informação? Dados nada mais é, informação. Toda a informação de um computador é conhecido como dados. De dados é uma forma plural da palavra latina "Datum". No computador, o que tipo, é referido como de dados. Existem dois tipos de dados, primeiro é de caracteres ou de dados numéricos, e uma segunda, referida como binário. O primeiro é legível para seres humanos com facilidade. A segunda ajuda os computadores a funcionar. Eles são lidos por programas de computador.

O que é a protecção de dados: Geralmente, a palavra significa a proteção da segurança dada a algo. Por exemplo, uma casa nos protege de se molhar, quando chove etc No computador, a proteção da palavra é encaminhado para a proteção de dados a partir de outros, por isso, que os outros não podem obter as informações. No computador, as informações são armazenadas em discos rígidos, disquetes, CD-ROM discos, etc ou seja, qualquer dispositivo de armazenamento secundário, permanentemente. Precisamos protegê-lo de ficar acessado ou modificado ou excluído. Há duas categorias de dados, que são, privado e público. Dados privados, apresenta o seu nome, senha, endereço, número de telefone etc dados públicos são disponibilizados à informação pública, em algumas áreas específicas, o que inclui a ciência, tecnologia, matemática, etc Nem todas as informações sobre esses campos não são dados públicos. Eles podem ter dados privados também. Depende de como os dados são organizados para protegê-lo de ser acessado.

Normalmente, armazenar informação ou dados, sob a forma de ficheiros, para dispositivos de armazenamento secundários. O computador verifica, se os dados estão em modo protegido. Se for verdade, o computador não irá fornecer dados ao utilizador. Cada uma das informações do arquivo é armazenado, em File Allocation Table (FAT), no caso da família Microsoft de sistemas operacionais. Tabela de alocação de arquivos, é a tabela de linhas e colunas, com cada linha corresponde a um arquivo. As colunas são, de, nome do arquivo de offsets, endereços de e para onde os dados devem ser lidos, os atributos de arquivos diferentes. Uma forma e, talvez, a única maneira de dar proteção para o arquivo em FAT, FAT16, FAT32 é escondendo-o e tornando-o apenas de leitura. Mas, isso não foi o suficiente, como um usuário, sabendo da existência de arquivo, pode alcançá-lo diretamente, sem qualquer dificuldade. Microsoft liberado mais tarde NTFS (New Technology File System), o que aumentou as opções de segurança.

Com o advento da tecnologia cliente-servidor, o computador teve mudanças revolucionárias. NTFS introduziu um conceito chamado de arquivo e nível de segurança da pasta, onde em, pode-se definir as opções, com o nome de usuário e senhas. O usuário com permissões suficientes pode acessar o arquivo. No entanto, existem vários problemas Õ * Ther. O nome de usuário e senhas devem ser feitas garantido. Então, eles introduziram um conceito, chamado de criptografia e descriptografia. A ideia básica de codificação é a de converter os dados a partir de uma forma para outra. Por exemplo, suponha que a letra 'A', pode tornar-se "Z" depois de criptografia. Descriptografia é o oposto de criptografia. 'Z', ou seja deve tornar-se, 'A', depois de reverter isto é, descriptografia.

Criptografia e descriptografia envolve várias fórmulas matemáticas complexas. É preciso ser bom em matemática, para escrever programas, para criptografia e descriptografia. Até hoje, ninguém sabe o processo real, exceto, o autor do programa. Mas, várias suposições inteligentes podem resultar na quebra do código de criptografia. Portanto, a criptografia e vários algoritmos de decodificação veio, o que fez adivinhar difícil. A pesquisa para o melhor processo de criptografia e descriptografia já está a caminho.

A segunda medida de segurança, para além da encriptação é, a firewall. Um firewall é um programa que monitora o tráfego. O tráfego é nada, mas, um grupo de arquivos. Pode ser um arquivo de rede ou um arquivo comum. Um firewall impede que os determinados arquivos ou dados de entrar no sistema. Ele verifica os dados ou propriedades do arquivo e permite ou bloqueia o arquivo, dependendo do conjunto de condições. Digamos, por exemplo, suponha que, se alguém puder evitar que o abc.txt arquivo de entrar no sistema. Da mesma maneira, podemos bloquear ou permitir as mensagens ou arquivos, que estão dispostos a entrar em nosso computador.

O crescimento da tecnologia tem resultado em trazer segurança de alto nível, no sistema de computador. No entanto, um sistema de segurança mais avançada de dados precisam ser construídas, o que impedirá, acesso não autorizado ao sistema, nos próximos anos....

Nenhum comentário:

Postar um comentário