quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Inteligência Artificial, Redes Neurais e computadores inteligentes


O sistema de computador que hoje têm crescido consideravelmente, tem sido parte da evolução tecnológica na sociedade, vivendo hoje sem computadores é como parar o progresso, pois eles são a ferramenta mais importante em qualquer atividade da vida diária, eles nos ajudam a manter nossas contas, desenvolver novas tecnologias e nos conectar com o mundo inteiro.

Um computador convencional é capaz de executar milhões de operações por segundo no entanto, que não é capaz de tomar decisões, por si só, em outras palavras, um computador não pode executar tarefas, por si só, que necessita de ser programado, mas um único programa está limitado a fazer apenas uma determinada tarefa, e para tarefas múltiplas requer vários programas. Os fabricantes de computadores, nos fornecer o hardware necessário para operar o computador, bem como desenvolvedores de software fornece os programas que nos permitem usar o hardware como uma ferramenta, mas, o que aconteceria se um computador seria capaz de tomar decisões sem o uso de grandes quantidades de software especializada?

Os desenvolvedores de novas tecnologias têm buscado alternativas para atingir essa tarefa. Uma descoberta surpreendente foi feita há 50 anos durante o estudo do cérebro humano, é possível implementar um sistema artificial baseado na mesma arquitetura das redes neurais biológicas e seu funcionamento, de modo que desenvolver a inteligência artificial e redes neurais.

A inteligência artificial não é nada mais do que um conjunto de técnicas baseadas no comportamento de um cérebro humano, principalmente na aprendizagem e na tomada de decisões. Em sua maioria, os seres vivos são sistemas biológicos que aprender e com base em que a aprendizagem é capaz de tomar decisões, onde essas decisões são geralmente à base de sobrevivência.

Da mesma forma os sistemas de inteligência artificial requerem aprendizagem e tomada de decisões, mas ao contrário de sistemas biológicos, sistema artificial opera na base de algoritmos matemáticos e de aprendizagem é induzida para fins específicos. Dentro de inteligência artificial, existem muitas categorias, mas no caso dos computadores inteligentes os mais usados ​​são a rede neural artificial e algoritmos genéticos, entre outros.

As redes neurais não são mais do que uma emulação do sistema neural do cérebro, em que cada elemento do sistema biológico é substituído por um equivalente matemático. Uma rede neural artificial pode fazer tarefas similares do cérebro humano, as tarefas que um computador normal é incapaz de atuar como reconhecimento de imagem, reconhecimento de fala e tomada de decisões, a desvantagem deste sistema em comparação com um sistema programado, é que ele precisa ser treinado , em outras palavras, uma rede neural sem treinamento é como um recém-nascido que vem ao mundo, por isso os cientistas desenvolveram vários modelos de redes neurais, cada um com habilidades diferentes e algoritmos diferentes.

Hoje, o uso da inteligência artificial e redes neurais estão sendo implementadas em software, emulando a natureza paralela de uma rede neural para um sistema linear. As aplicações mais comuns são o reconhecimento de voz, reconhecimento de caracteres (OCR), a reconstrução de imagem e outros, mas estão também a ser implementada em hardware, em que a estrutura linear de processadores é alterado para uma estrutura neural, a qual tira vantagem da natureza paralela das redes neurais . Esta nova tecnologia é chamada Processadores Neurais.

Atualmente processadores neurais estão sendo usados ​​em aplicações específicas, tais como robótica, onde, no momento, é fácil de implementar, mas ultimamente têm vindo a desenvolver sistemas híbridos usando microprocessadores e processadores neurais, que são normalmente utilizados em servidores.

Poderíamos pensar que a tecnologia de inteligência artificial vai ajudar a sociedade a alcançar um melhor padrão de vida, mas também devemos ter em mente, que herda as nossas capacidades biológicas para uma máquina que nos torna mais dependentes deles, e que a dependência, apenas inibe o nosso intelectual capacidades. Para evitar isso, devemos ver estas máquinas por aquilo que são: ferramentas para melhorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário